comunicação para novas mídias cnec 2019/1

EMENTA

aula 1

Cultura da convergência e da participação

Artigo: Crítica da cultura da convergência: participação ou cooptação?

aula 2

Atividade discente para complementar carga horária.

Ler: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/702/670  e fazer uma crítica com, no mínimo, 10 linhas. Enviar, por e-mail, até 26/03. Vale presença.

aula 3

Arqueologia da Mídia

Artigo: A Mídia Nostálgica e a Digitalização do passado na Comunicação de Massa

Revista do IHU sobre arqueologia da mídia

aula 4

celebridades e fãs

artigo: INFLUENCIADORESDIGITAIS: CONCEITOS E PRÁTICAS EM DISCUSSÃO

artigo: “De westeros no #vemprarua à shippagem do beijo gay na TV brasileira”. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital

aula 5

prova

aula 6

Vigilância

Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas

Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo

aula 7

trabalho

aula 8

conversando.com

gestão de marcas e clientes cnec 2019/1

EMENTA

https://drive.google.com/drive/folders/0B2yPRzxgsQKDVGdsMEhEY1h5Tzg?usp=sharing

aula 1

Atividade discente para complementar carga horária.

Ler: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/590/446 e fazer uma crítica com, no mínimo, 10 linhas. Enviar, por e-mail, até 25/03. Vale presença.

aula 2

O significado da Marca

aula 3, aula 4

A evolução das marcas

Branding

aula 5

aula 5

trabalho marcas

slides:

17 (conceituando marca)

25 (classificações de marca – padrão INPI)

27 (classificações de marca – padrão INPI)

26 (classificação por padrão de comportamento)

30 (psicologia das cores)

34 (hierarquia de estruturação)

36 (extensão de marca e de linha)

40 (modelos na arquitetura de marcas)

Responder:

O que é marca?

Por que é importante ter uma marca forte?

O que seria o capital social de uma marca?

Para você, qual será o futuro das marcas?

Qual é o desafio da gestão de marcas?

Responder e trazer em aula:

Dê exemplo de 1 de excelente posicionamento de marca.

Dê exemplo de 1 de péssimo posicionamento de marca.

aula 6

apresentação dos trabalhos

aula 7

filme fome de poder

aula 8

apresentação dos trabalhos

https://www.slideshare.net/Paulodoc/branding-digital-a-marca-no-contexto-digital?qid=d07085f5-cfef-4aba-96b1-84682ae30049&v=&b=&from_search=12 

https://www.slideshare.net/endrigo21/branding-como-construir-marcas-fortes-atravs-da-identidade-14242628?qid=d07085f5-cfef-4aba-96b1-84682ae30049&v=&b=&from_search=9

aula 9

prova

Novidades: doutorado e grupo de pesquisa

download

Recentemente comecei a cursar doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (área de concentração: processos midiáticos) na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais (UNISINOS), com apoio da CAPES. Também passei a integrar o grupo TCAv (Audiovisualidades e tecnocultura: comunicação, memória e design), que pesquisa tendências comunicacionais, memoriais, projetuais e experimentais do audiovisual, inscrevendo-o em um campo heterogêneo de formatos, suportes e tecnologias que atravessam e transcendem as mídias, por convergência e dispersão. Está sendo uma experiência incrível!

Saiba mais sobre o TCAv em: http://tecnoculturaaudiovisual.com.br 

Coluna Conecta no caderno Divas, do Jornal ABC Domingo

Novidade: agora estou colaborando com o Caderno Divas, do Jornal (impresso) ABC Domingo (de Novo Hamburgo – RS). Escreverei mensalmente sobre tecnologia! Na edição de abril tem texto meu sobre o jogo brasileiro Agar.io – aquele que Frank Underwood, da série House of Cards, aprendeu a jogar!

 

12932951_396082600516159_7273713108168801529_n