Teorias da Comunicação (PP CNEC 2017/02)

Ementa Teorias da Comunicação

 

AULA 1:

A palavra comunicação é usada em muitos sentidos. Qual é o seu?

Qual é a função da comunicação?

 

AULA 2:

CNEC Cidadania

 

AULA 3:

Teoria Hipodérmica

teoria hipodérmica ou teoria da agulha hipodérmica, também chamada de teoria da bala mágica, é um modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma “seringa hipodérmica“.

 

Modelo de Lasswell

O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.

 

AULA 4:

exercício Lasswell

 

  1. Diferença entre comunicação e informação?
  2. Informar é comunicar?

 

 

AULA 5:

convite_conversando2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 6:

Feriado.

 

AULA 7:

  1. O que é comunicação (conceito etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico)?
  2. Qual a diferença entre comunicação e informação?
  3. Quais são as funções da comunicação?
  4. O que são meios de comunicação? Exemplifique.
  5. O que é e qual a importância das Teorias da Comunicação? Por que existe uma multiplicidade de teorias?
  6. O que é comunicação de massa?
  7. Quais são os campos de atuação profissional da comunicação social?
  8. Quais são os elementos básicos do processo de comunicação? Explique.
  9. O meio é a mensagem? Explique.
  10. Os meios de comunicação são as extensões do homem? Explique.

Na biblioteca virtual:

Curso básico de Teorias da Comunicação

Dicionário de Comunicação

https://scholar.google.com.br/

http://jornalismoufma.xpg.uol.com.br/arquivos/mauro_wolf_teorias_da_comunicacao.pdf

 

AULA 8:

 

AULA 9:

Prova.

 

AULA 10:

Walter Benjamin – A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

 

AULA 11:

Feriado

 

AULA 12:

A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica – BENJAMIN

 

AULA 13:

Trabalho: escola de frankfurt e escola de toronto

entrega: 10/11

 

AULA 14:

 

AULA 15:

semana acadêmica

 

AULA 16:

atividade discente para complementar carga horária

 

AULA 17:

 

AULA 18:

Teorias da Comunicação:

Questão 1 (3,0)
A Internet não é exatamente um meio de comunicação. Ela é um sistema que duplica o mundo vivido, mas não de forma apenas imaginária (como aconteceu com a fotografia, a gravação do som, o cinema, a televisão), nem jornalística (como transmissão de notícias segundo interpretações de jornalistas); ela é, antes, um sistema múltiplo, que permite usos diversificados.
(Ciro Marcondes Filho. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a Nova Teoria. São Paulo: Paulus, 2008, p. 92).
Considerando que o trecho acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:
Papel do emissor da mensagem no espaço do twitter
A avaliação do seu texto será embasada na demonstração de domínio das teorias da comunicação e dos conceitos de emissor e receptor bem como do conhecimento das características dos veículos de comunicação. 
mínimo 15 linhas.
Questão 2 (2,0)
Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:
Indústria cultural e cultura de massas
Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir: * relacione o conceito de indústria cultural ao de cultura de massas, associando esses conceitos às respectivas escolas que os formularam;
* explique como esses conceitos se aplicam à comunicação nos dias atuais.
mínimo 15 linhas.

 

AULA 19:

fechamento

 

 

Marketing Globalizado (ADMIN 2017/02)

EMENTA marketing globalizado

 

AULA 1:

Dinâmica da globalização.

Texto de suporte: Por uma globalização mais humana (Milton Santos).

 

AULA 2:

DOCUMENTÁRIO O Mundo Global visto do lado de cá (2002)

Questões sobre o documentário (debatemos):

  • Quais as principais diferenças econômicas e sociais existentes entre o NORTE e o SUL do mundo? Como está essa relação hoje?
  • Comente sobre os três MUNDOS existentes em um só, citados no documentário: a) Mundo tal como nos fazem ver; b) O Mundo como é – globalizado com perversidades; c) O Mundo como pode ser, uma outra globalização.
  • Explique a frase: “A humanidade se divide em dois grupos: – O grupo dos que não comem; E o grupo dos que não dormem – com receio da revolta dos que não comem.” Josué de Castro.
  • Porque a questão da fome não é falta de alimentos? O que tem que ser feito? Quem deve agir e por quê?
  • Comente a frase: “… estamos fazendo os ensaios do que será a humanidade. Nunca houve”. Milton Santos

Documentário sobre reaproveitamento de alimentos em restaurantes: Massimo Bottura: Teatro da vida (tem no Netflix).

Fala no TEdx sobre os perigos da história única (estereótipos, etc.):

 

AULA 3:

Marketing 3.0

Novas formas de marketing

Marketing 4.0

Texto de suporte: Marketing 3.0: um novo conceito para interagir com um novo consumidor (Silvio Sato).

Marketing 4.0: do Tradicional para o Digital, Philip Kotler.

 

AULA 4:

LER:

Marketing global: conceito ou mito? (SALLES)

http://www.scielo.br/pdf/rae/v33n4/a04v33n4.pdf

https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDc2FqTGl3MnBibms/view?usp=sharing

 

Questões:

  1. Exemplo de empresa local que se tornou global;
  2. Exemplo de empresa local que “bate de frente” com empresa global;
  3. Exemplo de fracasso de empresa global (no local);
  4. Marketing global: conceito ou mito?
  5. Por que em um mundo global é importante ser local?
  6. A partir do LIVRO MARKETING GLOBAL (KEEGAN, tem na biblioteca virtual), responder:
    1. O que é e o que não é marketing global?
    2. Qual a importância do marketing global?

 

AULAS 5 e 6:

(marketing local / doméstico, internacional / multinacional, global e glocal).

Trabalho em grupo.

 

Exemplos artigos científicos:

http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/130/225

http://ojs.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/26334/14089

http://www.scielo.br/pdf/rap/v41n2/06

http://knoow.net/cienceconempr/marketing/marketing-global/

http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-esob-0325.pdf

 

AULA 7:

 

AULA 8:

https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDSEswWEROVU1XQmc/view?usp=sharing

Leitura de suporte: 

http://knoow.net/cienceconempr/marketing/marketing-global/

 

  1. Como a Cultura é um Fator Estratégico para o Planejamento de Marketing Internacional?

 

AULA 9:

Artigos

 

AULA 10:

Prova

 

AULA 11:

Filme Fome de Poder (2017) – Mc Donalds

 

AULA 12:

http://www.storyboardthat.com/pt/articles/b/swot-analysis-templates

 

AULA 13:

palestra marketing rbs

 

AULA 14:

artigo

 

AULA 15:

artigo

 

AULA 16:

semana acadêmica

 

AULA 17:

artigo

 

AULA 18:

apresentação artigo

 

AULA 18:

prova

 

AULA 20:

fechamento disciplina

Comunicação Digital (PP CNEC 2017/02)

Ementa comunicação digital

 

AULA 1:

  • o que é cultura?
  • o que é cultura digital/cibercultura?
  • importância da comunicação digital.

Material de apoio: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3229/2493

 

AULA 2:

Cultura da convergência.

Material de apoio: http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1004/969

 

AULA 3:

Episódio Black Mirror (s3e1)

 

AULA 4:

 

AULA 5:

SEMINÁRIO 1: Mídias e Redes Sociais

 

AULA 6:

Atividade para complementar carga horária: pesquisa sobre marketing 3.0/4.0 (máximo 5 páginas).

enviar por e-mail até 09/09 (2020.alinecorso@cnec.br)

Vale presença.

 

AULA 7:

SEMINÁRIO 2: Apresentação Fãs

 

AULA 8:

Ler http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/logos/article/view/14575/11038 e fazer reflexão crítica, discorrendo sobre as práticas e estilos de vida na cultura digital.

 

AULA 9:

Prova.

 

AULA 10:

https://www.slideshare.net/RebecaRebs/netnografia-10536864

netnografia/teoria fundamentada.

Livro MÉTODOS DE PESQUISA PARA INTERNET (FRAGOSO, AMARAL, RECUERO).

 

AULA 11:

Atividade para complementar carga horária: pesquisa sobre marketing viral (máximo 5 páginas).

enviar por e-mail até 09/09 (2020.alinecorso@cnec.br)

Vale presença.

 

AULA 12:

Palestra Belisa Giorgis.

 

AULA 13:

seminário meme e cultura do remix

 

AULA 13:

feriado

 

AULA 13:

seminário ciborgue

 

AULA 16:

semana acadêmica

 

AULA 17:

 

 

inicio exercício avaliativo teoria fundamentada

 

AULA 18:

fechamento exercício avaliativo teoria fundamentada

 

AULA 19:

fechamento disciplina

 

 

Pasta e-books

História da Arte (PP CNEC 2017/02)

Ementa historia da arte

 

AULA 1:

  • O que é arte?
  • Publicidade é arte?

 

Texto de suporte: http://www.periodicos.usp.br/anagrama/article/view/56344/59483

 

 

AULA 2:

Arte na pré-história

Arte mesopotâmica e egípcia

 

 

AULA 3:

Grécia – escultura e arquitetura

Roma

Arte greco-romana

 

 

AULA 4:

Arte bizantina

Arte românica e gótica

 

AULA 5:

Renascimento – galeria de obras

 

AULA 6:

Filme Agonia e Êxtase (1965)

sobre Michelangelo

 

AULA 7:

Polêmica Santander

 

AULA 8:

Feriado

 

AULA 9:

Trabalho valendo nota (resumo sobre os movimentos estudados).

 

AULA 10:

Prova.

 

AULA 11:

 

AULA 12:

 

AULA 13:

palestra mulheres na cultura pop – adriana amaral

 

AULA 14:

Filme Moça do Brinco de Pérola

 

AULA 15:

pintura telas

telas auto retrato valem 5.0 e devem ser trazidas no dia 22/11

 

AULA 16:

semana acadêmica

 

AULA 17:

apresentação telas

 

AULA 18:

 

vanguardas europeias

 

AULA 19:

História da Arte (5,0):
Questão 1 (1,0)
“Arte-mídia” é um termo genérico que engloba formas de expressão artísticas contemporâneas que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias e da indústria do entretenimento. Entretanto, na área das artes visuais e audiovisuais, literatura, música e artes performáticas extrapolam notadamente o aspecto técnico (utilização de câmeras, computadores, televisão e Internet) para a produção de arte.
Com base nessas considerações, explique como as tecnologias mecânicas, audiovisuais, eletrônicas e ou digitais podem ser utilizadas em favor da criação artística.
Questão 2 (1,0)
O Modernismo no Brasil foi uma tentativa de atualização da arte brasileira em relação à arte europeia e estava no bojo de uma série de concepções ideológicas que pretendiam modernizar o país em suas mais diversas instâncias. A Semana de 22 foi o marco dessa mudança, o ponto de partida para a visibilidade do movimento junto ao público nacional.
Traga e discorra sobre 4 obras desse movimento.
Questão 3 (2,0)
“A consequência do afrouxamento das categorias e do desmantelamento das fronteiras interdisciplinares foi uma década, da metade dos anos 60 a meados dos anos 70, em que a arte assumiu muitas formas e nomes diferentes: Conceitual, Arte Povera, Processo, Anti-forma, Land, Ambiental, Body, Performance e Política. Estes e outros têm suas raízes no Minimalismo e nas várias ramificações do Pop e do novo realismo” (ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 61).
Em atenção ao fragmento acima, explique e exemplifique Arte Conceitual, Arte Povera, Processo, Anti-forma, Land, Ambiental, Body, Performance e Política.
Questão 4 (1,0)
Reconhecido internacionalmente desde a década de 1940, Oscar Niemeyer, com suas linhas curvas, é considerado o arquiteto brasileiro mais criativo de todos os tempos. Outros nomes, no entanto, destacam-se no cenário da produção arquitetônica modernista no país. 
Discorra sobre a carreira e principais obras de Niemeyer e de mais outros 2 arquitetos modernistas brasileiros.

 

AULA 20:

fechamento