Contexto e Profissões dos Jogos Digitais (FSG – 2018)

AULA 1: 06/03/18

 

AULA 2: 13/03/18

29178317_1741235372624792_2181876739648543352_n

 

AULA 3: 20/03/18

Continuação da AULA 1 (o que é um jogo?)

Ler:

http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia369/trabalhos/t1g3.pdf

http://www.cienciasecognicao.org/pdf/m34421.pdf

 

AULAS 4 E 5: 27/03/18 e 03/04/18

https://docs.google.com/presentation/d/1FktVs_0tHMfKJF9KaOI8-jlH7DfnrtO6yFMciCnKJ70/edit?usp=sharing

Grupos:

1 fase

aula_03_04_tela2

2 fase

slides sobre a fase 2

3 fase

slides sobre a fase 3

4 fase

slides sobre a fase 4

 

AULA 6: 10/04/18

apresentação dos grupos

 

AULA 7: 17/04/18

https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/viewFile/883/627

Estética e Cultura de Massas (PP CNEC 2018/1)

EMENTA

 

Biblioteca Virtual

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582178225/pages/-1

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582178614/pages/6

 

AULA 1: 28/02

O que significa estética?

O que significa cultura?

O que seria estética da comunicação?

Por que estudar estética e cultura na Comunicação?

 

Documentário Tudo é um Remix: https://www.youtube.com/watch?v=yoIZzk31OMg

Leitura de suporte: http://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/55162/37467

 

AULA 2: 07/03

Aula inaugural curso de Publicidade e Propaganda

 

AULA 3: 14/03

Leituras de suporte:

http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/29/29

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1563569/mod_resource/content/1/A%20obra%20de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica.pdf

 

AULA 4: 21/03

 

Leitura de suporte:

http://www.redalyc.org/html/181/18153284022/

 

AULA 4: 28/03

O belo, o feio e o gosto.

Leitura de suporte:

http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/viewFile/382/356

 

AULA 4: 04/04

Debate audiovisual sobre belo x feio

 

AULA 5: 11/04

Telenovela, programas de auditório, telejornalismo, tv abertas e fechadas, programas diversos, especiais.

Leitura de suporte:

http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewFile/446/415

 

AULA 6: 18/04

Avaliação 1

http://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/55162/37467

http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/29/29https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1563569/mod_resource/content/1/A%20obra%20de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica.pdf

http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu%2018_artigo%206%20(pp83%20a%2095).pdf

http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/viewFile/382/356

http://www.redalyc.org/html/181/18153284022/

http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/12445/1/ARTIGO_KitschCult.pdf

https://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/13318/15136

http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewFile/446/415

Processo Criativo em Publicidade (PP CNEC 2018/01)

EMENTA

 

Biblioteca virtual:

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520432273/pages/-20

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576058847/pages/_1

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532309372

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788561773731/pages/-2

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532309655

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532309709

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544901632/pages/-4

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559725056/pages/-2

http://cnec.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532308764/pages/-3

 

AULA 1: 26/02

1) Desenvolver uma reflexão com base na questão

A publicidade e a propaganda quase sempre estão associadas à criatividade. Para que serve a criatividade? Para quem você deve transmitir o seu recado? Qual o recado que você precisa transmitir? Quais resultados se deve esperar de uma peça de propaganda e publicidade?

2) Exercício marcas e palavras-chave

 

AULA 2: 05/03

1) Continuação da aula anterior.

2) Conceito de criatividade

 

AULA 3: 12/03

1) Vídeo sobre processos criativos e linguagem publicitária

2) Reflexão sobre o cérebro criativo

3) Técnica do estímulo mental aleatório

Bloqueio Criativo - Como ter ideias

https://patypegorin.net/bloqueio-criativo

4) Ler: https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDRzN5QWNhSnFjMU0/view?usp=sharing

 

AULA 4: 19/03

1) Visualização seguida de debate do documentário Comercial (2010) sobre criatividade publicitária.

 

AULA 5: 26/03

organização seminários

 

AULAS 6 e 7: 02/04 e 09/04

 

AULA 8: 16/04 

aula cancelada

 

AULA 9: 23/04 

Avaliação 1

 

AULA 10: Atividade discente para complementar carga horária – PI

 

AULA 11: 07/05 

* Publicidade ou arte?

SEMINÁRIO 1

 

AULA 12: 14/05 

* Mensagem subliminar e criatividade publicitária *

SEMINÁRIO 2

 

AULA 13: 21/05

* O plágio e as coincidências na propaganda

SEMINÁRIO 3

 

 

PORTFÓLIO

  1. Resposta da reflexão da aula 1
  2. Exercício dos quadradinhos do slide da aula 2
  3. Criar livremente algo do qual nunca tenha visto antes
  4. Técnica do estímulo mental aleatório
  5. Estímulos psicológicos:
    brainstorm (que outros empregos poderemos dar a um clipes?)
    questionamento de suposições (qual a utilidade prática de uma lâmpada queimada?)
  6. Orientação de raciocínio
    scamper (criar novas versões de um produto ou serviço: inventar uma nova máquina automática de self service única e exclusiva para tomar café)
    listagem de atributos (luminária)
    análise/matriz morfológica (logotipo para um zoológico que comemora 100 anos de existência)
  7. Técnicas gerais
    Processo colaborativo (não precisa)
    Técnica das perguntas (não precisa)
    Associação de ideias (não precisa)
    Bússola dos 5 sentidos (embalagem para creme de mãos aroma chimarrão)
    Adição de adjetivos (mascote novo Sulito)
    Estudo de formas (não precisa)
    Criação de coleção (não precisa)
    Imagem-texto/texto-imagem (não precisa)
    técnica da observação (não precisa)
    mapa mental (algo pessoal)
    visualização mental da cor (nova cor coca-cola)
    PNI (Os meses não serão mais divididos em semanas, mas em períodos de dez dias, com sete dias seguidos de trabalho e três de descanso).

Estágio Curricular Supervisionado e Projeto I (PP CNEC 2018/01)

EMENTA

modelo de artigo

Bibliografia virtual:

Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação a pesquisa

Metodologia científica ao alcance de todos

Metodologia científica

Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia

Metodologia científica

Fundamentos de metodologia científica

Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas

 

E-book Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico (PRODANOV;FREITAS, 2013)

 

 

AULA 1: 23/02

Apresentação da professora, dos alunos, da disciplina e das formas de avaliação.

Senso comum X senso crítico

– por que estudar pesquisa?

– o que é pesquisa?

– o que é pesquisa científica?

– o que é método?

– objetivo da pesquisa científica;

– elementos básicos da pesquisa.

 

AULA 2: 02/03

Definindo tema e problema de pesquisa. Bases de dados para pesquisa.

ONDE PESQUISAR ARTIGOS, AUTORES, ETC.:
http://www.periodicos.capes.gov.br Portal de Periódios da Capes
http://www.compos.org.br Portal da Compós
http://abciber.org.br Portal da ABCiber
http://faculdade.cnecbento.com.br/revistas-eletronicas Revistas eletrônicas no site do CNEC
http://bibliotecavirtual.cnec.br/ Biblioteca Virtual CNEC

 

AULA 3: 09/03
continuação da aula anterior
28379462_1612000188914000_3114807294891268938_n
AULA 4: 16/03
Fichamento e estado da arte
AULA 5: 23/03
AULA 6: 06/04
Definição dos objetivos geral, específicos e justificativa.
AULA 7: 13/04
Referencial teórico.
AULA 8: 20/04
Referencial teórico.
Avaliação 1