Marketing Globalizado (ADMIN 2017/02)

EMENTA marketing globalizado

 

AULA 1:

Dinâmica da globalização.

Texto de suporte: Por uma globalização mais humana (Milton Santos).

 

AULA 2:

DOCUMENTÁRIO O Mundo Global visto do lado de cá (2002)

Questões sobre o documentário (debatemos):

  • Quais as principais diferenças econômicas e sociais existentes entre o NORTE e o SUL do mundo? Como está essa relação hoje?
  • Comente sobre os três MUNDOS existentes em um só, citados no documentário: a) Mundo tal como nos fazem ver; b) O Mundo como é – globalizado com perversidades; c) O Mundo como pode ser, uma outra globalização.
  • Explique a frase: “A humanidade se divide em dois grupos: – O grupo dos que não comem; E o grupo dos que não dormem – com receio da revolta dos que não comem.” Josué de Castro.
  • Porque a questão da fome não é falta de alimentos? O que tem que ser feito? Quem deve agir e por quê?
  • Comente a frase: “… estamos fazendo os ensaios do que será a humanidade. Nunca houve”. Milton Santos

Documentário sobre reaproveitamento de alimentos em restaurantes: Massimo Bottura: Teatro da vida (tem no Netflix).

Fala no TEdx sobre os perigos da história única (estereótipos, etc.):

 

AULA 3:

Marketing 3.0

Novas formas de marketing

Marketing 4.0

Texto de suporte: Marketing 3.0: um novo conceito para interagir com um novo consumidor (Silvio Sato).

Marketing 4.0: do Tradicional para o Digital, Philip Kotler.

 

AULA 4:

LER:

Marketing global: conceito ou mito? (SALLES)

http://www.scielo.br/pdf/rae/v33n4/a04v33n4.pdf

https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDc2FqTGl3MnBibms/view?usp=sharing

 

Questões:

  1. Exemplo de empresa local que se tornou global;
  2. Exemplo de empresa local que “bate de frente” com empresa global;
  3. Exemplo de fracasso de empresa global (no local);
  4. Marketing global: conceito ou mito?
  5. Por que em um mundo global é importante ser local?
  6. A partir do LIVRO MARKETING GLOBAL (KEEGAN, tem na biblioteca virtual), responder:
    1. O que é e o que não é marketing global?
    2. Qual a importância do marketing global?

 

AULAS 5 e 6:

(marketing local / doméstico, internacional / multinacional, global e glocal).

Trabalho em grupo.

 

Exemplos artigos científicos:

http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/130/225

http://ojs.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/26334/14089

http://www.scielo.br/pdf/rap/v41n2/06

http://knoow.net/cienceconempr/marketing/marketing-global/

http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-esob-0325.pdf

 

AULA 7:

 

AULA 8:

https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDSEswWEROVU1XQmc/view?usp=sharing

Leitura de suporte: 

http://knoow.net/cienceconempr/marketing/marketing-global/

 

  1. Como a Cultura é um Fator Estratégico para o Planejamento de Marketing Internacional?

 

AULA 9:

Artigos

 

AULA 10:

Prova

 

AULA 11:

Filme Fome de Poder (2017) – Mc Donalds

 

AULA 12:

http://www.storyboardthat.com/pt/articles/b/swot-analysis-templates

 

AULA 13:

palestra marketing rbs

 

AULA 14:

artigo

 

AULA 15:

artigo

 

AULA 16:

semana acadêmica

 

AULA 17:

artigo

 

AULA 18:

apresentação artigo

 

AULA 18:

prova

 

AULA 20:

fechamento disciplina