Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 1 PP CNEC 2017/01

EMENTA ACESSE AQUI

NOVO CRONOGRAMA

Manual Estágios 2017/01

2020.alinecorso@cnec.br

Livro Metodologia do Trabalho Científico (PRODANOV; FREITAS).

 

Título: ???

Autor: ???

Instituição: ???

Resumo: ???

Palavras-chave: ???

  1. Introdução (tema, problema, objetivos e justificativa)
  2. Metodologia
  3. Referencial teórico (só o que é texto)
  4. Análise (dos dados)
  5. Considerações finais
  6. Bibliografia

 

AULA 1:
A) O conhecimento empírico, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento teológico.

B) Senso comum X conhecimento científico

  • Quais as principais características do senso comum ?
  • Quais as principais características do conhecimento científico ?
  • O conhecimento adquirido através do senso comum é válido ? Explique e justifique.
  • O conhecimento adquirido através do senso comum é suficiente ? Explique e justifique.

 

AULA 2:

Professor substituto.

 

AULA 3: Atividade discente para complementar carga horária 1

Estado da Arte.

 

AULA 4:

 

ESCOLHA DO TEMA (o que eu vou pesquisar?)

PROBLEMA DE PESQUISA

HIPÓTESES

 

AULAS 5 e 6:

QUEM JÁ PESQUISOU ALGO SEMELHANTE? (estado da arte ou estado do conhecimento)

”O Estado da Arte é uma das partes mais importantes de todo trabalho científico, uma vez que faz referência ao que já se tem descoberto sobre o assunto pesquisado, evitando que se perca tempo com investigações desnecessárias. Além disso, auxilia na melhoria e desenvolvimento de novos postulados, conceitos e paradigmas. Trata-se de uma atividade árdua por ser crítica e reflexiva. Não se pode copiar no papel informações geradas por outros autores, sem fazer jus aos mesmos através da referência. Também não se deve iniciar um processo de colocação de dados sem refletir sobre eles, sem relacioná-los com a temática desenvolvida, sem interagir com o autor, apresentando um novo texto, com força argumentativa e conclusões adquiridas pela reflexão (fonte)”.

Artigo: Ciberativismo – levantamento do estado da arte na pesquisa no Brasil (Willian Araujo)

Dissertação: O corpo aparelhado – um estudo sobre tecnologias e computadores vestíveis na cultura do pós-humano (Aline Corso)

 

Fontes de pesquisa:

https://scholar.google.com.br Google Acadêmico

http://www.portalintercom.org.br Portal Intercom

http://www.compos.org.br Compós

http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/ Banco de teses e dissertações Capes

 

AULA 7:

O fichamento é a prática da documentação, ou seja, da organização dos seus estudos, a partir de diferentes levantamentos em fichas.

Fichamento serve para você organizar seus estudos. Ele tem funções múltiplas, como as que seguem:

  • Identificar diferentes obras.
  • Conhecer seu conteúdo.
  • Fazer citações
  • Analisar o material.
  • Elaborar uma crítica.
  • Auxiliar e embasar a produção de textos.

 

AULA 8:

Objetivo geral, específicos e justificativa.

Verbos para objetivos: https://www.conjugacao.com.br/verbos-para-objetivos/

 

exemplo: TC Taís de Campos

1 PROBLEMÁTICA, OBJETIVOS DA PESQUISA E JUSTIFICATIVA

1.1 Problema de pesquisa

No calendário 2016 da empresa Pirelli, a fotógrafa Annie Leibovitz foi quem produziu e deu preferência em retratar mulheres notáveis ao invés de modelos como eram feitos nos anos anteriores pela empresa. Ela decidiu mostrar a vida real de mulheres que, de alguma, forma foram reconhecidas pelo seu perfil profissional. A partir disso, temos o seguinte problema de pesquisa:

  • Quais foram as principais características utilizadas pela fotógrafa norte-americana

Annie Leibovitz na produção do calendário 2016 para a empresa Pirelli?

A partir disso buscamos estabelecer o objetivo geral e os específicos.

1.2 Objetivo geral

Analisar, em nível contextual, morfológico, compositivo e interpretativo, alguns retratos que compõem o calendário 2016 da empresa Pirelli produzido pela fotógrafa Annie Leibovitz.

1.3 Objetivos específicos

  • Estudar a história da fotografia em si e da fotografia publicitária;
  • Compreender a trajetória da fotógrafa Annie Leibovitz e seus trabalhos publicitários;
  • Fazer um estudo sobre o histórico da empresa Pirelli, assim como observar seus calendários já produzidos.

1.4 Justificativa

Para muitas empresas, a contratação de celebridades para campanhas publicitárias causa um efeito maior para reconhecimento da marca que se optarem pela contratação de pessoas comuns que não são conhecidas regionalmente ou mundialmente. Essas, muitas vezes, acabam não superando suas expectativas na divulgação de um projeto pelo fato de não despertar a atenção total do consumidor. Contudo, consumidores valorizam mais a campanha quando se trata de um famoso que, de certa forma, conhece sua trajetória incorporando imaginações a favor da marca.

Para a edição de 2016, a empresa Pirelli decidiu trazer algo diferente em seu calendário e a fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz foi à responsável por essa mudança. A fotógrafa decidiu retratar treze mulheres que foram notáveis em suas profissões, entre essas está a comediante Amy Schumer, a tenista Serena Williams e a artista Yoko Ono (G1, 2015). O interesse pela escolha desse tema foi desvendar o porquê a empresa Pirelli decidiu realizar uma produção diferente em seus calendários depois de tantos anos seguindo com a mesma ideia.

A objetividade de modificar o conceito da propaganda da empresa através dos calendários anuais foi de excelente escolha. Assim, as divulgações de retratos de pessoas que conhecemos por algum motivo acabam causando mais efeito no reconhecimento da marca do que se continuasse a investir em modelos que de alguma forma trazem somente o relato da beleza exterior.

Na publicidade e propaganda, se utiliza muito da criatividade e técnicas que permitem desenvolver uma boa comunicação para a divulgação de serviços, produtos ou marcas, sejam eles novos ou que já existem no mercado. Para isso ser favorável, a publicidade precisa estar conectado à tudo que está acontecendo no dia-a-dia e apostar em mudanças caso necessário. Foi  que aconteceu com a empresa Pirelli em relação aos seus calendários, que sempre trazia a imagem de mulheres nuas.

Para despertar um interesse maior aos consumidores da marca, e mostrar à eles que não existem somente essas mulheres, a empresa precisou buscar outro profissional, nesse caso a fotógrafa Annie Leibovitz. Ela mostrou a relevância de modelos não somente bonitas como também notáveis, algo bem diferente do que já estávamos acostumados a ver em relação à marca.

 

AULAS 9, 10:

Ref. teórico

 

AULA 11:

Avaliação 1.

 

Como colocar fonte de link (para imagem, rodapé, etc.):

Fonte: Disponível em: <link>. Acesso em: 2 mai. 2017.

 

AULA 12:

Metodologia

https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDR0Y3a0hOY3VSaFJ1Rm5ZRDdwaFhsVFpoekN3/view?usp=sharing p. 20

PRODANOV;FREITAS p. 72

 

De acordo Prodanov e Freitas (2013), a metodologia

Examina, descreve e avalia métodos e técnicas de pesquisa que possibilitam a coleta e o processamento de informações, visando à resolução de problemas ou questões de investigação (PRODANOV, FREITAS, 2013, p. 14).

Dessa forma, a metodologia científica conduz o pesquisador através de regras pré-definidas a busca de fontes e dados confiáveis. A presente pesquisa, de acordo com os apontamentos do livro Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa do Trabalho (2013), será de natureza … Quanto à abordagem do problema, a presente pesquisa é …

Sobre o ponto de vista de seus objetivos, a pesquisa é …

Para os procedimentos técnicos da pesquisa, utilizaremos…

 

AULA 13: produção do artigo

 

AULA 16: palestra economia criativa