Disciplina Processo Criativo (PP – CNEC)

Plano de ensino: https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDTFBhbnF5dll6Ym8/view?usp=sharing

Link bibliografia: https://drive.google.com/folderview?id=0B2yPRzxgsQKDMmlOVlhHaXF4eUk&usp=sharing

 

_________________________

AULA 1

Atividade:

1) Desenvolver uma reflexão com base na questão:

A publicidade e a propaganda quase sempre estão associadas à criatividade. Para que serve a criatividade? Para quem você deve transmitir o seu recado? Qual o recado que você precisa transmitir? Quais resultados se deve esperar de uma peça de propaganda e publicidade?

2) Inovação X criatividade

Atividade de criatividade: Como vender picolé na Antártida/Pólo Norte?

*

AULA 2

Atividade:

Ler em casa e debater em aula:

Publicidade ou propaganda? É isso aí! (GOMES) http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/view/272/206

Criatividade em publicidade: teorias e reflexões (DEPEXE). TEM NA PASTA https://drive.google.com/folderview?id=0B2yPRzxgsQKDMmlOVlhHaXF4eUk&usp=sharing

1) Em aula criamos um esquema visual colaborativo mostrando as diferenças entre publicidade e propaganda, com exemplos.

Complementar:

Atividade de criatividade: elencar o maior número de usos possíveis para um clip de papel http://pt.slideshare.net/AndrAugustoToneti/dinmica-para-exercitar-e-aumentar-a-criatividade

*

AULA 3

Atividade:

Ler em casa e debater em aula:

Aspectos da criação publicitária (ABREU). TEM NA PASTA https://drive.google.com/folderview?id=0B2yPRzxgsQKDMmlOVlhHaXF4eUk&usp=sharing

O Fluxo de Trabalho numa Agência de Propaganda: do Briefing ao Checking (ABREU; BAPTISTA) TEM NA PASTA https://drive.google.com/folderview?id=0B2yPRzxgsQKDMmlOVlhHaXF4eUk&usp=sharing

Foi passado no quadro:

1) Organograma ideal para uma agência de PP e principais departamentos de uma agência de PP

Complementar:

http://www.slideshare.net/CntiaDalBello/atendimento-publicitrio-funes-dos-departamentos-de-uma-agnia-de-publicidade-atendimento-e-planejamento?qid=8ed714f9-7d37-4328-8e35-9465206f8289&v=&b=&from_search=1

Atividade de criatividade: criar uma propaganda para rádio (jingle, spot, etc.) sobre Laxante Natural Pires.

*

AULA 4

https://www.youtube.com/watch?v=-7XoQuc9nlg

http://www.slideshare.net/alinecorso/criatividade-59541221

Seminário 1

Texto: Teorias: tudo o que você não precisa saber sobre elas. p. 84-105 (BARRETO). TEM NA PASTA https://drive.google.com/folderview?id=0B2yPRzxgsQKDMmlOVlhHaXF4eUk&usp=sharing

*

AULA 5 e 6: exercício em grupo

Objetivo: criação de uma religião.
1. Pesquise quais os argumentos utilizados pelas religiões mais tradicionais para angariar devotos (o objetivo da sua religião é ter muitos devotos);
2. Faça um brainstorm de ‘religião’ com seus colegas;
3. A partir disso, desenvolva a ideia de uma nova religião, nomeando.
4. Desenvolva a história da religião: como e onde foi fundada, precursores, presença mundial, etc.
5. Desenvolva as características doutrinais, dogmas, descreva os cultos (se houver), características peculiares, influenciadores, etc.
6. Elabore o símbolo.
7. Elabore uma apresentação (slides) explicando a religião.
Forma de entrega:
texto, símbolo layoutado em formato digital e apresentação para os colegas com slide (máximo 15 minutos).

 

AULA 7

Apresentação dos trabalhos.

http://pt.slideshare.net/alinecorso/o-cerebro-e-a-criatividade

*

AULA 8

 

http://www.slideshare.net/alinecorso/tecnicas-para-geracao-e-desenvolvimento-de-ideias

*

AULA 9

Seminário 2

Texto: Criando para que os outros creiam… e façam! p. 106-126 (BARRETO).

*

AULA 10

Neste dia os alunos deverão trazer, de casa, anotações sobre o significado e diferença entre autoria e autonomia.

http://pt.slideshare.net/alinecorso/autoria-remix-plagio

http://www.slideshare.net/leonemilane/creative-commons-mdias-digitais-estcio-jf-21644501

*

AULA 11 

http://www.slideshare.net/leonemilane/creative-commons-mdias-digitais-estcio-jf-21644501

https://www.youtube.com/watch?v=GNkbyv9XRYk

Exercício sobre CC.

*

AULA 12

NÃO TEM AULA

Quem for ao MasterJob e comprovar presença, ganha presença em aula.

Os demais devem escrever 10 linhas sobre a cultura do remix.

*

AULA 13

Palestra com convidado externo

7ed24e2a-7761-48e7-86ce-fcb89525d83d

 

*

AULA 14

 

Seminário 3:

Texto: Criatividade tem hora. p. 127-146 (BARRETO)

AULA 15

*

AULA 16

 

*

AULA 17

 

Visualização seguida de debate do documentário Comercial (2010) sobre criatividade publicitária. Indicação de filmes e documentários com a temática publicitária.

*

AULA 18 e 19

Desenvolvimento dos trabalhos finais.

*

AULA 20

Apresentação dos trabalhos finais.