Comportamento do Consumidor (CNEC 2018/2)

EMENTA

 

AULA 1: 30/07

https://www.slideshare.net/alinecorso/comportamento-do-consumidor-provocaes-iniciais-108020194

Alunos listaram as coisas que consumiram nos últimos dias, classificando de acordo com o slide de número 6. Debatemos sobre os resultados.
Assistimos e debatemos o seguinte vídeo:  https://youtu.be/PtFstfs-SWY

Por fim, criamos o perfil de 5 pessoas próximas, por exemplo membros da família. Segue um exemplo: “Sofia é uma menina de 12 anos que gosta muito de internet e de música pop. Estudiosa, se interessa por línguas e esportes. Não gosta de comprar roupas”. Usaremos esses perfis em diversas ocasiões durante a disciplina.

AULA 2: 06/08
AULA 3: 13/08
Início do trabalho sobre a influência das sub-culturas no comportamento do consumidor
AULA 4: 20/08
não precisa ir para a faculdade.
tempo para desenvolver o trabalho
AULA 5: 27/08
Processo de decisão de compra do consumidor
AULA 6: 03/09
AULA 7: 11/09
AULA 8: 17/09
Apresentação dos trabalhos
AULA 9: 27/09
Apresentação dos trabalhos + prova
AULA 10: 01/10
#conversando.com Chega de Fiu Fiu
AULA 11: atividade discente para complementar carga horária – enviar até 22/10
AULA 12: 08/10
Bate-papo sobre eleições
AULA 13: 22/10
AULA 14: 29/10
AULA 15: 05/11
Semana acadêmica
AULA 16: 12/11
* A criança, o jovem e o consumo
* O idoso e o consumo

Publicidade infantil gera crianças consumistas?

Pense em 5 influências positivas da exposição das crianças à propaganda.

Você, quando criança/adolescente, usou produtos só por que estavam na moda? Conte um caso em que a influência da mídia/amigos o fez arrepender-se em algum momento e os fatores que influenciaram essa tomada de decisão?

Explique, do seu ponto de vista, como a mudança no perfil das famílias brasileiras pode influenciar na socialização das crianças, na sua formação de valores e estilos de vida, bem como seus hábitos de consumo.

Se você fosse gerente de marketing de um fabricante de salgadinhos, balas e doces voltados para o segmento infantil, que tipo de estratégia de comunicação com seu público-alvo (crianças e pais) você adotaria?

Explique o comportamento dos jovens com relação à construção da sua própria identidade, grupos de referência e consumo simbólico.

Se você fosse gerente de marketing de uma empresa de cosméticos, cite 5 perguntas que você faria em uma pesquisa com jovens para conhecer suas necessidades e desejos de novos produtos dessa categoria.

Cite 3 propagandas de produto que você lembra da infância/adolescência. Explique por que você se lembra dessas propagandas e não de outras.

Pense em pessoas idosas que você conhece e descreva como é a vida delas atualmente,.

Faça uma lista com as principais necessidades das pessoas idosas e com o tipo de produtos e serviços que elas precisam para que essas necessidades sejam atendidas.

Como gerente de marketing de uma empresa farmacêutica, como você poderia estimar o consumo de remédios por idosos?

Como o idoso é representado na mídia?

Por que o segmento de idosos representa um potencial de mercado para fabricantes de remédios e empresas de turismo?

Quais são os principais fatores que explicam as diferenças de produtos e serviços comprados pelos idosos em relação àqueles comprados pelas crianças.

As previsões sobre os idosos (links acima) parecem, de fato, aplicáveis à realidade brasileira? Argumente.

AULA 17: 19/11
 A mulher e o consumo.
Consumo de nicho.
AULA 18: 26/11
Atividade prática
AULA 19: 03/12
Avaliação 2.
AULA 20: 10/12
Exame.