Comunicação para novas mídias (PP CNEC 2018/02)

EMENTA

 

AULA 1: 27/07

Ler: http://revistaseletronicas.pucrs.br/veritas/ojs/index.php/famecos/article/view/9022/6245

Responder: O que é a “velha mídia”? E “nova mídia”? Existe uma oposição entre ambas? Quando ambas se colidem? Exemplifique.

 

AULA 2: 03/08

Debate das questões da aula 1.

Evolução das mídias: exemplo da música.

 

“Ser offline e existir online”. Arqueologia da mídia, memória e esquecimento nas redes sociais digitais.

 

https://www.slideshare.net/alinecorso/arqueologia-da-midia 

https://www.slideshare.net/alinecorso/digital-memory-and-the-archive

https://www.slideshare.net/alinecorso/delete-a-virtude-do-esquecimento-na-era-digital

 

Texto de suporte:

http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao375.pdf

 

AULA 3: 10/08

 

Quando a tecnologia entra na arte?

https://www.slideshare.net/alinecorso/quando-a-tecnologia-vira-arte

 

AULA 4: 17/08

Celebridades, fãs, consumo e questões de gênero no ambiente digital.

https://www.slideshare.net/alinecorso/celebridades-e-fs

Material de apoio:

https://goo.gl/HX8hTs

https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/issue/view/389

https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/issue/view/394

http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/FAR

 

AULA 5: 24/08

Evento externo – fake news

 

AULA 6: 24/08

Atividade discente para complementar carga horária:

Ler o artigo ” COMPREENDENDO OS M.E.D.I.A. – MÍDIAS, ENTRETENIMENTO, DESIGN, INFORMAÇÃO E ARTES: as extensões da comunicação” (http://www.compos.org.br/biblioteca/compreendendoosmedia_comeciber_compos2016_3285.pdf) e fazer crítica com, no máximo, 10 linhas. Enviar, por e-mail, até 27/08.

 

AULA 7: 31/08

Mídias locativas e territórios informacionais.

https://www.slideshare.net/alinecorso/mdias-locativas-112567553

(material de apoio: https://goo.gl/dWyiBb)

 

** FERIADO ** 07/09

 

AULA 8: 14/09

Avaliação 1

 

AULA 9: 21/09

Atividade prática.

 

AULA 9: 21/09

Avaliação 2.

Encerramento e avaliação da disciplina.