Processo Criativo em Publicidade (PP CNEC 2018/01)

EMENTA

 

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AULA 1: 26/02

1) Desenvolver uma reflexão com base na questão

A publicidade e a propaganda quase sempre estão associadas à criatividade. Para que serve a criatividade? Para quem você deve transmitir o seu recado? Qual o recado que você precisa transmitir? Quais resultados se deve esperar de uma peça de propaganda e publicidade?

2) Exercício marcas e palavras-chave

 

AULA 2: 05/03

1) Continuação da aula anterior.

2) Conceito de criatividade

 

AULA 3: 12/03

1) Vídeo sobre processos criativos e linguagem publicitária

2) Reflexão sobre o cérebro criativo

3) Técnica do estímulo mental aleatório

Bloqueio Criativo - Como ter ideias

https://patypegorin.net/bloqueio-criativo

4) Ler: https://drive.google.com/file/d/0B2yPRzxgsQKDRzN5QWNhSnFjMU0/view?usp=sharing

 

AULA 4: 19/03

1) Visualização seguida de debate do documentário Comercial (2010) sobre criatividade publicitária.

 

AULA 5: 26/03

organização seminários

 

AULAS 6 e 7: 02/04 e 09/04

 

AULA 8: 16/04 

aula cancelada

 

AULA 9: 23/04 

Avaliação 1

 

AULA 10: Atividade discente para complementar carga horária – PI

 

AULA 11: 07/05 

* Publicidade ou arte?

Slides grupo 1

 

AULA 12: 14/05 

sem aula

 

AULA 13: 21/05

* Mensagem subliminar e criatividade publicitária *

Slides grupo 2

 

AULA 14: 28/05

Conforme vocês já foram avisados, não teremos aula decorrente da paralisação dos caminhoneiros.
Portanto, envio um material/atividade para vocês:
Ler o artigo “A estratégia no processo de criação em publicidade e propaganda” (http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/2338/1433) e fazer uma crítica, de 5 a 10 linhas. Colocar esse texto no portfólio.
A apresentação do seminário do grupo 3 fica para a próxima aula.
Abraços,
Profe. Aline
AULA 15: 04/06

* O plágio e as coincidências na propaganda

Slides grupo 3

 

 

AULA 16: 11/06

Atividade sobre Autoria, remix, plágio.

 

AULA 17: 18/06

Atividade sobre Autoria, remix, plágio (continuação).

Atividade sobre intervenção urbana – como o publicitário sente o espaço urbano?

https://www.facebook.com/mashable/videos/10156354303789705/

https://www.hypeness.com.br/tag/intervencao-urbana/

 

AULA 17: 25/06

Apresentação dos 2 trabalhos aula anterior.

 

AULA 18: 02/07

entrega do portfólio

debate

 

AULA 19: 09/07

aula substitutiva

 

AULA 20: 16/07

exame

 

PORTFÓLIO ENTREGA 02/07

  1. Resposta da reflexão da aula 1
  2. Exercício dos quadradinhos do slide da aula 2
  3. Criar livremente algo do qual nunca tenha visto antes
  4. Técnica do estímulo mental aleatório
  5. Estímulos psicológicos:
    brainstorm (que outros empregos poderemos dar a um clipes?)
    questionamento de suposições (qual a utilidade prática de uma lâmpada queimada?)
  6. Orientação de raciocínio
    scamper (criar novas versões de um produto ou serviço: inventar uma nova máquina automática de self service única e exclusiva para tomar café)
    listagem de atributos (luminária)
    análise/matriz morfológica (logotipo para um zoológico que comemora 100 anos de existência)
  7. Técnicas gerais
    Processo colaborativo (não precisa)
    Técnica das perguntas (não precisa)
    Associação de ideias (não precisa)
    Bússola dos 5 sentidos (embalagem para creme de mãos aroma chimarrão)
    Adição de adjetivos (mascote novo Sulito)
    Estudo de formas (não precisa)
    Criação de coleção (não precisa)
    Imagem-texto/texto-imagem (não precisa)
    técnica da observação (não precisa)
    mapa mental (algo pessoal)
    visualização mental da cor (nova cor coca-cola)
    PNI (Os meses não serão mais divididos em semanas, mas em períodos de dez dias, com sete dias seguidos de trabalho e três de descanso).
  8. Crítica do artigo http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/2338/1433
  9. Fazer um resumo de cada um dos 3 seminários.